Open main menu

Changes

Template:Phrasebook/Portuguese

1,895 bytes added, 02:54, 23 May 2009
no edit summary
=== Portuguese ===
# Oi / olá'''Hello -- Olá# Excuse me.. -- Desculpe me..# Do you possibly drive in the direction of ...? -- Vai na direção direcção de ...?# Pode Could I get a lift to...? -- Podia-me levar (dar boleia até) ...?(NOTE: if you are in Brazil, you should substitute the term "boleia" for "carona")# -até a gasstation / a service area / a parking place? / along the highway -- um posto de gasolina / até um posto uma estação de gasolina com restaurante(bar) serviço / até um parque de estacionamento? / por essa ao longo desta auto-estrada? # A carona Is the lift free? / I can't pay. -- a boleia é grátis? / Não não posso pagar.# Do you speak ...? / any other languages / Could you speak slower, please? -- Você fala ...? / alguma outra lingua outras línguas / pode Podia falar mais devagar, por favor?# yes / no / maybe / no thanks -- sim / não / talvez / não, obrigado That’s great / perfect /# Isso é ótimo bad / no problem -- Óptimo / perfeito / ruim mau / sem problemasnão há problema# Eu I don't understand. / I don't know -- não entendo. compreendo / Eu não seiI'm going to .# Estou indo .. / Where are you going to? -- Eu vou para ... / Para onde você está indose dirige?# Meu My name is... / What's your name? / I’m from... / Where are you from? -- O meu nome é... / Quel o seu nomeComo se chama? / Eu sou de... / De onde você é?# Tenho I’m ... anosyears old. / Quantos How old are you? -- Eu tenho(...) anos / Que idade você tem?# Eu cursoI study.... / My subjects are... / I’m in my ...year. / I will become a .... -- Eu estudo... / A minha área é... / Estou no meu (... ) ano. / Eu serei Serei um/(Serei uma , if you are a woman)...I have a boy-friend/a girl-friend./ I'm married.# -- Tenho um namorado/uma namorada. / Sou casado(Sou casada, if you are a woman)I’m on holiday. /casadaI visit friends in... / I'm hitchhiking around...# -- Estou de férias. / Vou visitar parentes Visito amigos em... / Estou fazedno um mochilhãoAndo à boleia por...# I will stay for... / I’m going back... -- Vou ficar por... / Estou voltandoVou voltar...# Don’t touch me! / Let me out! / Stop! / Help! -- Não me toque! / Deixe-me sair! / Pare! / Socorro!# Voce pode Can you drop me off here? -- Pode-me deixar por aqui?# Thank you! / Have a nice day/trip! -- Obrigado! / Tenha um bom dia/Tenha uma boa viagem!# onde Where can I find ...? -- Onde posso encontrar ...?# - the city centre / a map -- o centro da cidade / um mapa# - um banheiro a toilet / a supermarket / a pharmacy / a campsite -- casa de banho / um mercado supermercado / uma farmácia / um acampamento# - uma lanhouse an internetcafe / a cashmachine / a bank -- um café com internet (or "cibercafé") / um caixa automático multibanco / um banco# - a metrostation / a busstation / a trainstation -- uma estação de metrô metro / uma estação de ônibus (Rodoviaria for buses between cities) autocarro / uma estação de tremcomboio# - the highway to ... / a good hitchhikingspot -- a auto-estrada para ... / um bom lugar local para pegar uma caronapedir boleia# water / (herbal) tea / hot chocolate / coffee -- água / chá (de ervas) / chocolate quente / café# beer / (red, white) wine / juice -- cerveja / vinho (tinto, branco) / sucosumo# vegetarian / diner / bread / a cheap restaurant -- vegetariano (vegetariana if you are a woman) / refeição jantar / pão / um resturante restaurante barato# FelicitaçõesCheers! / Enjoy your meal! -- Felicidades! / Bom almoço(lunch)/janta(evening meal)apetite!# Estou faminto I’m hungry / thirsty / fine / cold / hot / sick -- tenho fome / com tenho sede / estou bem / com tenho frio / com tenho calor / estou doente# north / east / south / west -- norte / leste este / sul / oeste# yesterday / today / tomorrow -- ontem / hoje / amanhã# zero / one / two / three / four / five / six / seven / eight / nine / ten -- zero / um / dois / três / quatro / cinco / seis / sete / oito / nove / dez# eleven / twelve / thirteen / fourteen / fifteen / sixteen / seventeen / eighteen / nineteen / twenty -- onze / doze/ treze/ catorze/ quinze/ dezesseis dezasseis / dezessetedezassete / dezoito / dezenove dezanove / vinte# twenty-one / thirty -- vinte e um / trinta# hour / day / week / month / kilometre -- hora / dia / semana / mês / quilometroquilómetro# left / right / straight on / before/ after -- esquerda / direita / reto em frente / antes/ depois# this / next / last / - este / próximo(a) / último(a) often / seldom / never / long /# short -- muitas vezes / raramente / nunca / longo / curto# up / down / over / under -- cima / baixo / em por cima / em por baixo# É muito longeHow far is it (on foot)? / Where are we? -- Fica a que distância (ir a pé)? / onde Onde estamos?# How much does it cost? / What time is it? -- Quanto custa? / Que horas são?# Estamos procurando I'm are looking for a place to sleep. -- Procuro um lugar sítio para dormir.# onde podemos Where can I buy a ticket? -- Onde posso comprar um ingresso (football match's ticket, movie theatre's ticket) bilhete?Who? / What? / Where? / Why? / uma passagem (bus's ticket, metro's ticket, etc..)When?# -- Quem? / O quequê? / Onde? / Por queQuando?How? / How much? / How long? / QuandoWhich?# ''' -- Como? / Quanto? / Por quanto tempo? / QuaisQual?<noinclude>[[Category:Templates]]</noinclude>
Anonymous user